JavaScript: o que é, como aprender e Guia da linguagem

Afinal, pelo contato com outras pessoas, você pode ser apresentado a ferramentas e frameworks que nem conhecia. Por mais utilizada que a linguagem JavaScript seja no mercado de trabalho, ela não é a mais indicada para quem está aprendendo a programar. Isso acontece porque ela usa conceitos um pouco mais complexos do que outras linguagens de programação. A linguagem de programação JavaScript é a mais usada em todo o mundo, superando inclusive o Python.

  • Entretanto, se você não puder encontrar um mentor gratuito, precisará pagar alguém para ajudá-lo.
  • Há vantagens em ambos os tipos de linguagem, mas nós não iremos discutir no momento.
  • Você já tentou acessar algum site ou programa que pediu para atualizar ou instalar o Java?
  • Meu conselho é sempre usar const e somente usar let quando você souber que precisará reatribuir um valor a essa variável.
  • Em relação aos conceitos, os mais simples do JavaScript incluem variáveis, estruturas de controle (como condicionais e loops) e manipulação do DOM.

Isso ajudará você a reter informações e evitará que você tenha problemas ao aprender a sintaxe mais complicada e outras funcionalidades da linguagem Javascript. O navegador recebe o código JavaScript em sua forma de texto original e executa o script a partir dele. No entanto, o JavaScript ainda é considerado uma linguagem interpretada, pois a compilação é manipulada em tempo de execução, e não antes. Aprenda como transformar projetos Node.js em TypeScript com este guia completo, que aborda desde a alteração de extensões de arquivos até a preparação para orientação a objetos. A migração para TypeScript proporciona maior produtividade e qualidade do código por meio da tipagem estática e outras funcionalidades. Diante de tudo que foi possível absorver até aqui, deu para compreender o JavaScript como uma importante linguagem de programação que pode ser aplicada em diferentes elementos que facilitam a interação com o usuário.

Por que aprender Javascript?

Ao usar um framework, o desenvolvedor consegue inserir em uma linha de código uma ação mais complexa, o que otimiza o trabalho. Outro aspecto importante do JavaScript é sua ampla adoção e suporte pela maioria dos navegadores modernos. Dessa forma, os desenvolvedores podem escrever código JavaScript e ter a certeza de que será executado corretamente na maioria dos dispositivos. João Vitor é monitor na escola Front-end e bacharel em Sistemas de Informação.

como aprender javascript

Se você está procurando um curso online para ajudá-lo a aprender Javascript, então você precisa dar uma olhada na grande variedade de cursos na plataforma BitDegree . Aqui você encontrará muitos ótimos cursos de Javascript, incluindo o tutorial interativo de Javascript, que introduz noções básicas de Javascript de uma maneira simples e direta. Como alternativa, comece com o Tutorial em vídeo de Javascript , que analisa a sintaxe básica https://www.agazetanews.com.br/2024/03/18/desenvolvimento-web-quais-habilidades-sao-importantes/ e algumas das coisas que você pode fazer com o Javascript. Tudo vai depender do que você pretende desenvolver, analisando o que seu projeto precisa. Em suma, o Codewars é uma plataforma online que oferece desafios de programação e treinamento para desenvolvedores. Com sua variedade de katas, foco na comunidade e sistema de ranking, o site proporciona uma experiência envolvente e estimulante para desenvolvedores de todos os níveis.

O que JavaScript está fazendo na sua página web?

Este é um projeto divertido para exibir sua criatividade e criar seu próprio texto. Neste tutorial, você aprenderá a criar um relógio de contagem regressiva, que pode ser usado quando um novo produto estiver chegando ou uma liquidação estiver prestes a terminar em um site de comércio eletrônico. Um bom exemplo de uma janela de modal seria quando um usuário faz alterações em um site sem salvá-las e tenta ir para outra página. Você pode criar uma janela de modal que avise que ele deve salvar as alterações para evitar que as informações sejam perdidas. Neste tutorial de John Smilga, você aprenderá a criar um contador e a escrever as condições que alteram a cor com base em números positivos ou negativos que são exibidos.

  • Isso vale tanto para a lógica de programação, quanto para outras linguagens mais simples, como é o caso do Python.
  • Além disso, a plataforma realiza concursos ocasionais, permitindo que os usuários testem suas habilidades em uma competição amigável.
  • Isso significa que programadores que desejam trabalhar com JavaScript encontrarão um mercado de trabalho bastante amplo e aquecido, e que não aparenta estar em vias de parar de crescer.
  • Isso torna o processo de programação mais dinâmico, além de fazer com que esses desenvolvedores estejam em constante evolução.
  • Como alternativa, comece com o Tutorial em vídeo de Javascript , que analisa a sintaxe básica e algumas das coisas que você pode fazer com o Javascript.

Além disso, existem navegadores que oferecem a função de bloquear o uso dessa funcionalidade. Mas, como na linguagem de programação usamos o inglês para escrever códigos, o If curso de desenvolvimento web fica no lugar do “Se” e o Else no lugar do “senão”. No desenvolvimento web, o Javascript pode ser usado no Frontend, Backend e até mesmo na comunicação com banco de dados.